A preocupação do brasileiro com a negativação do nome e a disposição de crédito se tornou ainda mais recorrente, e fica a dúvida, posso pagar para aumentar meu score?
Em razão da crise que estamos enfrentando, muitos brasileiros estão buscando crédito e outras soluções de dívidas para se manter, contudo, alguns indivíduos se aproveitam da falta de conhecimento sobre o assunto para realizar “fraudes”.
Tudo começa com uma propaganda ou uma mensagem de celular oferecendo para “aumentar” o score no Serasa ou “retirar o nome do vermelho” por certo valor.
Mas, cuidado! Se trata de informação enganosa.
Os criminosos entram em contato se passando por empresa parceira dos órgãos de proteção ao crédito e oferecem aumentar a pontuação do score através do pagamento de uma taxa, que pode variar de R$50,00 (cinquenta reais) a R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais).
O cidadão se interessa e é convencido a fechar negócio. Os responsáveis pelo golpe enviam então um boleto, informam conta para depósito ou pix, para que seja pago o valor do “serviço”.
Após a confirmação do pagamento, o suposto atendente simplesmente não retorna mensagens ou ligações. E quando o fazem, dizem estar em processamento e até mesmo solicitam mais valores. Deixando a pessoa enganada totalmente sem qualquer amparo.
Atualmente não existe nenhuma forma de aumentar o score através de terceiros ou pagamento com essa finalidade.
O que é score?
De acordo com a Serasa, score é “o resultado dos hábitos de pagamento e relacionamento do cidadão com o mercado de crédito”, ou seja, é uma média da sua pontualidade nos pagamentos.
Para que serve o score?
Seu score é utilizado pelas empresas na hora de realizar alguma concessão de crédito, quanto maior o número, maior são as chances de o pagamento ser realizado. O score é que define se você é um “bom pagador” ou não.
Como eu aumento meu score?
A pontuação é individual e vinculada ao seu CPF, quanto mais pagamentos você realizar à vista ou dentro do prazo, maior será sua nota.
Conforme o Serasa, existem quatro pontos a serem contabilizados na pontuação do score:
1. Pagamentos de contas em dia;
2. Histórico de dívidas negativadas;
3. Relacionamento financeiro com empresas; e
4. Dados cadastrais atualizados.
Dessa forma, para ter pontuação alta e ser reconhecido como “bom pagador”, é ideal que: pague as dívidas em atraso; pague as contas vinculadas ao seu nome em dia e mantenha seus dados cadastrais atualizados.
Caso você tenha realizado algum pagamento similar a fraude informada, busque orientação com um advogado de confiança para que possa se informar dos seus direitos e possivelmente promover uma ação a fim de ver o dinheiro investido devolvido.
Telefone: (47) 3514-9456
Endereço: Avenida Brasil, nº 3801, Sala 01, Centro de Balneário Camboriú/SC